Deficiência de vitaminas e minerais: fique atento aos sinais

0
10

A quantidade de nutrientes a serem ingeridos varia de acordo com a idade, estágio da vida, saúde, nível de atividade física e outros fatores. O acompanhamento com um nutricionista é importante para se ter um controle melhor do que o corpo necessita. Alguns sinais de deficiência de vitaminas e minerais podem estar se manifestando no seu organismo sem você perceber. Confira alguns sintomas da carência de alguns nutrientes essenciais.8

Vitaminas

Vitamina A: a carência dessa vitamina pode ser manisfestar através de cabelos e peles secas; conjuntivite recorrente; acne; degeneração macular; olhos infeccionados e cegueira noturna.

Vitamina C: a pele e cabelos ressacados também são sinais de deficiência da vitamina C. Além disso, o sangramento recorrente de feridas; demora na cicatrização de machucados; gripes e resfriados constantes; anemia; sangramento nasal; fadiga; fraqueza muscular; hematomas e perda de dentes.

Vitamina D: se manifesta através da obesidade ou sobrepeso; depressão; dores nos olhos; osteoporose; raquitismo e fraqueza muscular.

Vitamina E : os sintomas da deficiência são manifestados em problemas oculares, como a retinopatia e catarata; problemas de pele, como a acne, feridas e estrias; anemia leve; problemas de fertilidade e anormalidades no funcionamento cerebral.

Vitamina K : a carência faz manisfestar sangramentos constantes; hematomas que aparecem com mais facilidade; sangramento em excesso na menstruação; sangue nas fezes e a osteoporose.

Vitamina B12: sinais da carência se manifestam como dormência nas mãos e pés; falta de equilíbrio; inchaço ou inflamação na língua; anemia; fraqueza; paranoia ou alucinações; dificuldade cognitiva e perda de visão.

Ácidos graxos essenciais: pele seca e descamando; olhos secos; demora de cicatrização; imunidade baixa e eczema.

Minerais

Cálcio: adormecimento da boca e dos dedos dos pés e mãos; cãibras; fadiga; cabelo e pele seca; osteoporose e unha quebradiça.

Magnésio: contrações musculares e cãibras excessivas; mãos e pés dormentes; síndrome da perna inquieta; fadiga; espasmos das pálpebras; ansiedade; estresse e pressão alta.

Ferro: se manisfesta através da anemia; falta de ar; fadiga; palidez; tontura; fraqueza; dores de cabeça e sangramento excessivo na menstruação.

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/tudogostoso/deficiencia-de-vitaminas-e-minerais-confira-os-sinais-no-corpo,99bd145f7804618f24adfb6b5b737f4b48wcnvcu.html

Compartilhar
Sou Blogueira, motivada pelo diagnóstico da Artrite Reumatoide aos 26 anos, como profissional da enfermagem eu estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros e de repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, social media, graduanda do curso de jornalismo na FiamFaam, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta