DMARDS ajudam a reduzir risco de demência em pacientes com artrite reumatoide

0
13

Diversos estudos já confirmaram a segurança dos medicamentos modificadores do curso da doença (em inglês, Disease Modifying Antirheumatic Drugs – DMARDS) no manejo de pacientes com artrite reumatoide, mas seu efeito sobre a demência ainda é desconhecido. Um artigo da Alzheimer’s & Dementia investigou essa questão.

Para o estudo, pesquisadores utilizaram o banco de dados Ratal Clinical Practice Research Datalink para identificar diagnósticos de artrite reumatoide em pessoas com mais de 18 anos de 1995 a 2011. Entre esses indivíduos, 3.876 utilizavam DMARDS, que foram comparados a 1.938 controles.

DMARDS ajudam a reduzir risco de demência? – Resultados

Os resultados mostraram que os usuários de DMARDS estavam em risco reduzido de desenvolver demência (hazard ratio [HR] = 0,60; intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,42 a 0,85). Esse efeito foi mais forte nos indivíduos que utilizavam metotrexato (HR = 0,52; IC de 95%: 0,34 a 0,82).

Para os autores, o próximo passo é replicar esse efeito em um ensaio clínico para assim fornecer, possivelmente, um importante tratamento farmacológico.

Leia o estudo na íntegra nesse link.

Fonte: https://pebmed.com.br/dmards-ajudam-a-reduzir-risco-de-demencia-em-pacientes-com-artrite-reumatoide/

Compartilhar
Sou Blogueira, motivada pelo diagnóstico da Artrite Reumatoide aos 26 anos, como profissional da enfermagem eu estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros e de repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, social media, graduanda do curso de jornalismo na FiamFaam, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta