DMARDS ajudam a reduzir risco de demência em pacientes com artrite reumatoide

0
20

Diversos estudos já confirmaram a segurança dos medicamentos modificadores do curso da doença (em inglês, Disease Modifying Antirheumatic Drugs – DMARDS) no manejo de pacientes com artrite reumatoide, mas seu efeito sobre a demência ainda é desconhecido. Um artigo da Alzheimer’s & Dementia investigou essa questão.

Para o estudo, pesquisadores utilizaram o banco de dados Ratal Clinical Practice Research Datalink para identificar diagnósticos de artrite reumatoide em pessoas com mais de 18 anos de 1995 a 2011. Entre esses indivíduos, 3.876 utilizavam DMARDS, que foram comparados a 1.938 controles.

DMARDS ajudam a reduzir risco de demência? – Resultados

Os resultados mostraram que os usuários de DMARDS estavam em risco reduzido de desenvolver demência (hazard ratio [HR] = 0,60; intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,42 a 0,85). Esse efeito foi mais forte nos indivíduos que utilizavam metotrexato (HR = 0,52; IC de 95%: 0,34 a 0,82).

Para os autores, o próximo passo é replicar esse efeito em um ensaio clínico para assim fornecer, possivelmente, um importante tratamento farmacológico.

Leia o estudo na íntegra nesse link.

Fonte: https://pebmed.com.br/dmards-ajudam-a-reduzir-risco-de-demencia-em-pacientes-com-artrite-reumatoide/

Compartilhar
Sou Blogueira, motivada pelo diagnóstico da Artrite Reumatoide aos 26 anos, como profissional da enfermagem eu estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros e de repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, social media, graduanda do curso de jornalismo na FiamFaam, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.