Itaquaquecetuba recebe o 2º Dia Municipal de Conscientização sobre as Doenças Reumáticas

0
248

Grupo com mais de 120 doenças acomete 10% da população brasileira e representa a segunda maior causa de afastamento do trabalho, é tema das palestras promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 22 de outubro, sábado, a partir das 9 horas, o Centro Municipal de Especialidades de Itaquaquecetuba, recebe a população para as palestras e ações educativas do 2º Dia Municipal de Conscientização sobre as Doenças Reumáticas, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e da ONG EncontrAR/Grupar.

Na ocasião o medico reumatologista Dr. Rodrigo Antunes, esclacerá as dúvidas sobre as principais doenças reumáticas, entre elas a: artrite reumatoide, artrite psoriásica, artrose, fibromyalgia, espondilite anquilosante, lupus e outras doenças reumáticas. Outro palestrante confirmado é advogado especialista em direitos da saúde, o Dr. Tiago Farina Matos, irá esclarecer as dúvidas sobre os direitos dos pacientes, em especial as questões do INSS e acesso a tratamentos.

A doenças reumáticas são doenças democráticas que não tem preferência por sexo ou idade, até crianças podem ser diagnósticas. Se manifestam em sua maioria por dores nas juntas, como é o caso da artrite reumatoide que tem preferência por dores nas articulações, como punhos, cotovelos e joelhos, porém são doenças que podem causar deformidades físicas e incapacidade functional para o trabalho e atividades de vida diária, com grande impacto socioeconômico tanto para a família que convive com a doença reumática, quanto para o econômia do governio, pois são doenças de com tratamento de alto custo e com grande incidências.

A osteoartrite, popularmente conhecida como “artrose”, atinge entre 25 a 30 milhões de brasileiros, a artrite reumatoide, acomete 1% da população; a osteoporose, mundialmente, afeta 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens, acima dos 50 anos de idade; e a fibromialgia atinge 3% da população. Alertar a população para o diagnóstico precoce e tratamento adequado é de fundamental importância para garantir a qualidade de vida e manter capacidade funcional das pessoas com doenças reumáticas

O Centro Municipal de Especialidades, disponibiliza desde 2012 o ambulatório de reumatologia, coordenado pelo médico reumatologista Dr. Rodrigo Antunes, que anualmente atende mais de 2000 pacientes e em 2015 passou a contar com a Lei Municipal nº 3253 que prevê a Semana Municipal de Conscientização sobre as Artrites e Artroses de autoria da Vereadora Adriana do Hospital, uma ação Alusiva ao Dia Mundial das Artrites, instituído na Europa em 1996 pela Arthritis and Rheumatism International, e tem por objetivo apoiar ações educativa como o 2º Dia Municipal de Conscientização sobre as Doenças Reumáticas.

O 2º Dia Municipal de Conscientização sobre as Doenças Reumáticas, conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, do CRE – Centro de Reumatologia e Especialidade e patrocínio dos laboratórios Roche e Bristol do Brasil.

Serviço:

Data: 22 de outubro de 2016
Horário: das 09 às 13 horas
Local: Centro de Especialidades Municipal
Endereço: Rua MMDC nº 58 – Centro – Itaquaquecetuba/SP
Ao lado da Escola Benedito Vieira da Mota
Inscrições: www.encontrar.org.br  formulário eletrônico:
Informações: encontrar@encontrar.org.br

Inscreva-se aqui:

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta