#Panlar2018 – Universidade lança especialização em Embaixador do Paciente com doença crônica

0
45

No painel “A educação como um caminho para viver melhor: juntos pacientes e médicos”, o intercâmbio de ideias e experiências marcou presença. Na sala, organizações de pacientes de toda América Latina compartilharam suas abordagens das doenças reumáticas em todos os aspectos, desde o atendimento médico a inclusão social do paciente. Em uníssono, todos concordaram que a educação ainda é o melhor caminho para viverem melhor e juntos, os pacientes e médicos.

O empoderamento do paciente com educação continuada é ferramenta indispensável para o tratamento das doenças crônicas. O papel dos pacientes ativistas também é fundamental neste processo, já que são capazes de levantar vozes e sensibilizar o poder público para políticas em benefício do tratamento.

De olho nisso, a Universidade de Austral, localizada na Argentina, lançou em 2017, a primeira especialização em Embaixador da Voz do Paciente. O programa foca na formação de porta-vozes que possam representar as necessidades das pessoas com alguma patologia e seus familiares, aumentando a consciência social e o sentido de solidariedade.

Ana Lúcia Marçal e Priscila Torres do Grupar – RP/EncontrAR
Compartilhar
Sou Blogueira, motivada pelo diagnóstico da Artrite Reumatoide aos 26 anos, como profissional da enfermagem eu estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros e de repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, social media, graduanda do curso de jornalismo na FiamFaam, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.