#Panlar2018 – Universidade lança especialização em Embaixador do Paciente com doença crônica

0
40

No painel “A educação como um caminho para viver melhor: juntos pacientes e médicos”, o intercâmbio de ideias e experiências marcou presença. Na sala, organizações de pacientes de toda América Latina compartilharam suas abordagens das doenças reumáticas em todos os aspectos, desde o atendimento médico a inclusão social do paciente. Em uníssono, todos concordaram que a educação ainda é o melhor caminho para viverem melhor e juntos, os pacientes e médicos.

O empoderamento do paciente com educação continuada é ferramenta indispensável para o tratamento das doenças crônicas. O papel dos pacientes ativistas também é fundamental neste processo, já que são capazes de levantar vozes e sensibilizar o poder público para políticas em benefício do tratamento.

De olho nisso, a Universidade de Austral, localizada na Argentina, lançou em 2017, a primeira especialização em Embaixador da Voz do Paciente. O programa foca na formação de porta-vozes que possam representar as necessidades das pessoas com alguma patologia e seus familiares, aumentando a consciência social e o sentido de solidariedade.

Ana Lúcia Marçal e Priscila Torres do Grupar – RP/EncontrAR
Compartilhar
Sou Blogueira, motivada pelo diagnóstico da Artrite Reumatoide aos 26 anos, como profissional da enfermagem eu estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros e de repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, social media, graduanda do curso de jornalismo na FiamFaam, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta